Tags

, , , , ,

Ao longo dos anos, ouvi meu pai repetir essas palavras centenas de vezes, talvez milhares. E por muitas vezes, já as vi operando milagres. É incrível como essas simples palavras se encaixam em qualquer situação.

Vou sempre me lembrar de meu pai, com seus cabelos grisalhos, aquela voz de baixo e o sorriso que diz – “lá vou eu falar mais uma vez..” – e o que ele sempre diz é: “Aquietai, vigiai, orai e ouvi.”

Na verdade, o significado dessas palavras é muito mais profundo do que aparenta ser. Assim, tentarei contextualizar seu significado na nossa vida cotidiana.

Aquietar

A mente, o corpo, os desejos – aprender a vivenciar a quietude nos dias atuais não é tarefa fácil, vivemos todos no piloto automático. Os benefícios em se acalmar a mente não tem limites, aumenta nossa capacidade de concentração, nos ajuda a lidar melhor com nossos sentimentos trazendo um conforto emocional, aguçam-se novas percepções.

A meditação é um excelente exercício para acalmarmos nossa ansiedade, estresse, raiva e preocupações do cotidiano. Tire alguns minutos de seu dia, sente-se confortavelmente, feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Se algum pensamento surgir, não se preocupe, faz parte do processo e não significa que está fazendo alguma coisa errada, apenas tente se concentrar novamente em sua respiração.

O importante é iniciar um novo hábito, fazendo o exercício acima pelo menos uma vez ao dia. Para aqueles que não conseguem parar e que estão sempre no corre-corre do dia a dia, tentem meditar por um minuto, em qualquer lugar.

Vigiar

Aqui, é importante criarmos consciência de nossos pensamentos, sentimentos e desejos. A maioria das vezes deixamos o subconsciente dirigir a nossa vida, o que quase sempre pode ser catastrófico. Devemos assim, usar a mente consciente e examinar cada um de nossos pensamentos, se negativos ou positivos e gerenciar nossas ações. Afaste os pensamentos do ego negativo. Vale lembrar, que no plano físico, o negativo atrai o positivo, porém, no plano espiritual, o positivo atrai o positivo e o negativo atrai o negativo, daí a importância de manter sempre seus pensamentos positivos.

Orar

Orar significa centralizar a sua mente no Eu superior. Sem querer, vamos nos afastando de nós mesmos e a oração é uma maneira de nos reencontrarmos com nosso interior. Através da oração, incorporamos o Eu superior e o manifestamos através do nosso corpo físico e da nossa mente, fazendo com que a sua presença se torne constante no plano físico. Estando em sintonia com nosso Eu interior, abrimos as portas para que coisas boas penetrem em nossas vidas.

Ouvir

Ouvir do Eu superior as orientações sobre o melhor caminho para melhores resultados. Para tanto, é necessário antes, aquietar, vigiar e orar. O processo de aquietar a mente, vigiar os pensamentos e nos comunicar com nosso Eu superior, nos permite discernir com maior clareza o melhor caminho, colocando o eu exterior em cooperação com o Eu superior.

Ao longo dos anos, ouvindo essas palavras quase que diariamente, já presenciei mudanças incríveis em várias pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer e colocar em prática essas palavras.

Para quem se interessar mais pelas práticas da meditação, confiram esses vídeos:  Meditação – Antes e Agora! e Meditação em um instante.
E para quem quiser alguns momentos de calma, vejam: calm.com do nothing for 2 minutes.

Espero que gostem e até a próxima!

