Tags

, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

O dia do rock está chegando, mas para os fãs, todo dia é dia de rock! Eu, amante fervorosa do gênero, ao longo dos anos já passei pelos mais diversos estilos, acompanhando todas as suas evoluções. Então hoje, fica aqui a nossa homenagem ao Dia Mundial do Rock.

No dia 13 de julho de 1985, Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, organizou um dos maiores shows de rock já visto, o Live Aid. O show ocorreu simultaneamente em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (EUA), com o objetivo de angariar fundos para diminuir a fome e a miséria na África.  Os shows contaram com um super elenco, como Adam Ant, Beach Boys, Black Sabbath, Bob Dylan, Boomtown Rats, Brian Adams, David Bowie, Dire Straits, Duran Duran, Elton John, Elvis Costello, Eric Clapton, Led Zeppelin, Lionel Ritchie, Madonna, Paul McCartney, Queen, Rolling Stones, Run DMC, Santana, Sting, The Cars, The Four Tops, The Pretenders, The Who, The Who, U2, Ultravox, entre outros. Desde então, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como o Dia Mundial do Rock.

Live Aid, 1985, palco Londres.

Décadas de 40 e 50

O rock and roll teve origem entre as décadas de 40 e 50 através da combinação de diferentes estilos musicais. Da música Country, as principais influências vieram do Rockabilly, Western Swing e o Bluegrass. Do Rhythm and Blues, vieram o Blues, Jazz e Boogie Woogie. Outras influências para o rock and roll são o Folk e o Gospel. Os principais nomes que surgiram na década de 50 foram Little Richard, Jerry Lee Lewis, Bill Harley e Chuck Berry que conseguiram fundir a música branca com a negra, superando as barreiras raciais.

Ouça: Chuck Berry – Maybellene

Década de 60

Na década de 60 aconteceu a popularização do rock and roll e surgiram nomes como Beatles, The Rolling Stones, The Who e The Kinks. Músicas de protesto surgem nos primeiros anos da década com Bob Dylan, Joan Baez, Peter, Paul and Mary. No final da década, o rock foi associado à rebeldia política e muitas drogas, onde surgiu o movimento psicodélico, com Cream e Pink Floyd. Contudo, o principal expoente do psicodelismo foi Jimy Hendrix com seus excessos, considerado o maior gênio da guitarra. O marco principal desta década, sem dúvida foi o festival de Woodstock em 1969. Outros artistas que se destacaram nessa época foram: The Doors, Frank Zappa, Velvet Underground, Janis Joplin, entre outros.

Ouça: Beatles – I Wanna Hold Your Hand
Jimy Hendrix – Purple Haze 

Década de 70

Na década de 70, alguns nomes que surgiram na década anterior alcançaram sua fama. No início dos anos 70, surge o rock progressivo e alguns artistas se reuniram para apoiar esse movimento, entre eles, Pink Floyd, Genesis, Jethro Tull  e Rush. Em seguida surge o glam rock, onde seu maior representante é David Bowie, com seu visual marcante. A distorção do blues deu origem ao hard rock, que veio com tudo com Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple liderando o estilo. Nesta década ainda, nasceu o punk rock com Sex Pistols, The Clash e Ramones. Outros nomes que marcaram a época: Kiss, AC/DC, Aerosmith, entre outros.

Ouça: Led Zeppelin – Whole Lotta Love

Década de 80

O punk rock terminou junto com a década de 70. Assim, surge o pós punk na década de 80, marcada pela melancolia, angustia e introspecção. A banda clássica do estilo é a Joy Division que teve sua trajetória interrompida prematuramente após o suicídio de seu líder. The Cure, The Fall, Bauhaus e Siouxsie and the Banshees foram alguns nomes que marcaram a década de 80. Aqui, o hard rock recebe novas influências, criando um novo gênero, o heavy metal, representado por bandas como Iron Maiden, Mettalica, Slayer, Megadeth e outras. Neste ponto, vale a pena salientar que pode haver algumas divergências de opiniões por aí. Muitas pessoas não consideram o heavy metal como uma vertente (sub-gênero) do rock and roll, mas sim um gênero totalmente independente e que não deve ser considerado como rock and roll.

Ouça: The Cure – Boys Don’t Cry

Décadas de 90 e 00

Na década de 90, surge o grunge, em parte, para se opor aos exageros dos gêneros anteriores. As principais bandas desta época são Guns N’ Roses, Nirvana, Blur, Pearl Jam, Pantera, Rage Against The Machine, Faith No More, Radiohead, Alice In Chains e Stone Temple Pilots. Além do grunge, o um dos gêneros mais abrangentes foi o rock alternativo. Rage Against The Machine estourou no mundo com singles de protesto, bem no fim da Guerra Fria e deram inspiração a outras bandas como Linkin Park e System of a Down. O punk rock volta com as bandas Green Day e The Offspring.

Os anos 2000 foram dominados pela infertilidade no mundo do rock and roll. Algumas bandas voltaram a lançar alguns álbuns inéditos, mas no geral, essa década é marcada por uma grande seca. A minha humilde opinião é que o pop invadiu e o rock and roll saiu de cena.

Ouça: Nirvana – Smell Like Teen Spirit

Abaixo, infográfico pra quem quer conhecer todos os gêneros do rock and roll e seus principais representantes.

E, um mapa do rock para quem quiser descobrir as influências e os estilos de algumas bandas.

Viva o Rock and Roll!!! Espero que tenham gostado e até a próxima.

Anúncios